Dialogar com Deus na missa

Por Maria Luiza Gonçalves

IP Maio 2014

As celebrações das Santas Missas são momentos de silêncio, meditação e adoração ao Santíssimo Sacramento, mas o que ocorre para interromper esse silêncio e meditação são os barulhos e quase sempre de crianças que não conhecendo o momento litúrgico, as missas acabam se tornando cansativas e estressantes.

Estamos tão acostumados ao barulho que nos é difícil silenciar. Chegamos à casa, ligamos a TV; vamos ao banheiro, ligamos uma música; vamos dormir, abrimos o facebook no smartfone… Enfim, não sabemos silenciar. Quando sentimos que precisamos silenciar para participar de uma missa, aí percebemos que não sabemos COMO fazer esse momento meditativo. E assim vamos repassando para nossas crianças essas dificuldades de silenciar. Muitas vezes, ensinamos nossas crianças que é preciso ir a igreja, mas não explicamos os motivos de estar lá; não mostramos com nossa atitude que estamos na presença de Deus, que é o nosso Pai. Não ensinamos com nosso comportamento que para conversar com Deus é preciso diálogo: silêncio para escutar e para falar com Deus, através de todos aqueles ritos da Missa.

Um problema que observo é a despreparação dos pais: muitos não sabem ensinar os símbolos e significados de cada momento que vivenciamos. Podemos fazer um exame de consciência: será que estamos conseguindo dialogar com Deus? Se estamos conversando com o nosso Pai, como estamos ensinando aos nossos filhos?

Para ajudar a compreensão dos sinais, símbolos, significados e ritos da missa faremos a cada mês um artigo sobre as partes da missa.  No próximo mês, apresentaremos uma catequese sobre os Ritos Iniciais da Missa. Acompanhe.

No próximo mês apresentaremos falaremos sobre:

Comentário Inicial

Canto de Entrada

Saudação do Padre ou Presidente da Celebração

Ato Penitencial

Hino de Louvor.

Rezar com a Liturgia é o caminho para o crescimento na intimidade com Deus. Nós escutamos a Deus em sua Palavra e nos alimentamos Dele na Eucaristia.

Veja também: A missa parte por parte.

Deixe uma resposta