Dia do Livro Didático – um recurso valioso

dia do livro didáticoNa educação muitos fatores influenciam nos resultados, entre eles o livro didático.

Ao longo do tempo as escolas sempre utilizaram o livro didático como instrumento valioso onde se encontram reunidos os conteúdos indicados para cada faixa etária além de atitudes e valores importantes para a base do trabalho do professor. Mesmo com algumas críticas justas e outras infundadas, ele é muito válido, sendo aperfeiçoado ao longo do tempo procurando acompanhar as evoluções.  

Vivemos numa sociedade tecnológica que oferece vários recursos, tais como: computadores conectados a internet, lousas digitais e outros, todos atraentes em sala de aula, mas que sempre convivem com o livro que via de regra é a primeira escolha na hora de introduzir um tema ou propor uma atividade aos alunos.

O livro não pode ser algo que restringe a prática do professor –  ser pensante e  insubstituível na  tomada  de  decisões – que deve planejar suas aulas focado nos objetivos a serem atingidos.  

Ele traz a garantia para o aluno de uma condição confiável de estudo que pode ser seguida em casa ou em qualquer que seja seu espaço de aprendizagem.

O custo de um livro didático de qualidade é alto. Não importa se você pagou ou não por ele. Faça dele seu grande aliado e explore-o ao máximo. Invista em você, pois conhecimento adquirido é riqueza acumulada.

Leia com prazer e acumule a riqueza que ninguém perde.

Nelci Arnold é membro da Pastoral da Comunicação e participa da Comunidade Rainha dos Apóstolos.

Deixe uma resposta