A Catequese é iniciação à vida cristã!

catequistaA Iniciação Cristã é um “desafio que devemos encarar com decisão, coragem e criatividade… (DAp 287) É um processo permanente, gradativo que envolve toda a comunidade.

Há, em nossa Igreja, um grande desejo e busca por uma Catequese que desenvolva a iniciação cristã, ou seja, queremos uma catequese que leve o catequizando à experiência da fé, adesão a Jesus Cristo e ao discipulado.

O Documento de Aparecida nos propõe uma catequese que seja um processo de iniciação à vida cristã,que comece pelo querigma e conduza a um encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo, que leve à conversão e ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento da fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão. (DAp 289) Uma catequese de iniciação à vida cristã, que forma cristãos convictos do amor de Deus, encantados por Jesus e seu reino, participantes da comunidade e construtores da sociedade. Este é o desafio que queremos assumir em nossa catequese: o de levar os iniciantes a se encantarem, a se apaixonarem por Jesus Cristo e, por conseqüência transformarem-se em discípulos missionários.

Conforme o Diretório Nacional de Catequese “O mistério de Cristo anunciado na catequese é o mesmo que é celebrado na liturgia para ser vivido, pois pelos sacramentos a liturgia leva à fé e a celebração da fé se insere nas situações

da vida” (DNC 119). “A catequese como educação da fé e a liturgia como celebração da fé são duas funções da única missão evangelizadora e pastoral da Igreja”(DNC 122).

 

Com isso, a Igreja propõe uma catequese que não seja apenas mais um programa, e sim um encontro com o Cristo, o testemunho e o anúncio, fazendo uso da leitura orante da palavra ajudando a realizar uma experiência viva, onde o catequizando se envolve afetivamente, cresce na fé, deseja ser melhor, cria o hábito da oração, aprende a gostar e viver a liturgia, as celebrações e a prática dos sacramentos.

 

Andrea Cristina participa da Comunidade Nossa Senhora da Glória e é catequista.

Deixe uma resposta